O que é o Carcinoma Espinocelular (CEC)?
Também conhecido com o Carcinoma de Células escamosas ou Carcinoma epidermóide, é um tumor maligno comum, constituído por proliferação descontrolada células da epiderme (primeira camada da pele), de caráter invasor.
O carcinoma espinocelular diagnosticado precocemente normalmente não é agressivo. Entretanto, se não for tratado, o carcinoma pode crescer demasiadamente ou se espalhar para outros órgãos do corpo (metástases), causando sérias complicações.
É o segundo tipo mais comum de Câncer da pele, ocorre geralmente após os 50 anos, em pessoas de pele clara, com histórico de exposição solar. Os pacientes com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, assim como os pacientes imunossuprimidos, estão também sob maior risco de desenvolver este tipo de tumor.
Qual a causa do Carcinoma Espinocelular (CEC)?
A maioria dos carcinomas espinocelulares da pele resultam da exposição prolongada aos raios ultravioletas, seja por exposição crônica ao sol ou por câmaras de bronzeamento.
Quais são os sintomas do Carcinoma Espinocelular (CEC)?
O carcinoma espinocelular pode aparecer como um nódulo de pele, podendo se manifestar sob a forma de ferida ou úlcera, recoberta por crosta. Localiza-se geralmente nas áreas expostas, sendo mais comuns em lábio inferior, face, orelhas, dorso de mãos e antebraços.
Exemplos de Carcinomas Espinocelulares (CEC)
Como é feito o diagnóstico de Carcinoma Espinocelular?
Diante de uma lesão suspeita, o diagnóstico é feito através da biópsia da lesão e análise através do exame de biópsia (estudo anátomo patológico). Saiba mais sobre o procedimento de biópsia de pele.
Como o Carcinoma Espinocelular (CEC) é tratado?
A maioria dos carcinomas espinocelulares pode ser completamente removida através de cirurgia (cirurgia convencional ou cirurgia micrográfica de Mohs. A escolha do melhor tratamento para o carcinoma espinocelular depende do subtipo do tumor (visto durante interpretação do exame de biópsia pelo médico), tamanho, localização e perfil do paciente.
Como prevenir o Carcinoma Espinocelular (CEC)?
Evitar a exposição à radiação ultravioleta (luz solar) ajudará a reduzir seu risco de carcinoma espinocelular e também outras formas de câncer de pele. Saiba mais sobre a proteção solar.