Logo

Dr. Luciano José Biasi membro do grupo Neocanp, participa da sexta edição do Simpósio Internacional de Melanoma, realizado no Estado de São Paulo

 

Curitiba, 04 de Setembro de 2018.

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, Dr. Luciano José Biasi membro do grupo Neocanp, esteve presente na sexta edição do Simpósio Internacional de Melanoma, realizado no Estado de São Paulo. Temas atuais na conduta do melanoma foram discutidos, dentre os quais pode-se destacar:

A unanimidade na indicação da biópsia do linfonodo sentinela, como procedimento necessário para o estadiamento dos pacientes portadores de melanoma com espessura > 0,8 mm e nos <0,8 mm em caso ulcerados.

Resultados consolidados do uso associado de inibidoras da BRAF e MEK no tratamento do melanoma estádio IV, e a aprovação no Brasil como adjuvância no estádio III (BRAF mutado) para a associação trametinib + dabrafenib.

Aprovação no Brasil da associação ipilimumab + nivolumab para o tratamento do melanoma mestastático, mostrando ser considerada como escolha inicial em casos estádio IV com envolvimento do sistema nervoso central.

Destacou-se o papel do microbioma intestinal na resposta a ANTI-PD1, podendo ser foco futuro de terapia para melhorar a resposta destas medicações.

Também se discutiu o papel de novas drogas no tratamento do CBC, CEC e Merckel avançados ou metastáticos, onde respostas interessantes já são observadas.