Logo

Biopsia da Pele


O que é a Biópsia de Pele?
A biópsia de pele é um procedimento para a remoção de um ou mais fragmentos (normalmente de poucos milímetros) da superfície da pele. Dependendo do tipo de suspeita diagnóstica, a biópsia pode incluir a lesão por completo.

O tecido removido é acondicionado em frasco apropriado e examinado em laboratório de anatomia patológica, para prover mais informações sobre sua condição de pele.


foto 1
 

Por que a biópsia de pele é realizada?
O médico especialista pode solicitar uma biópsia para diagnosticar e/ou saber o tipo exato de lesão, além de poder com isso planejar o melhor tratamento a ser realizado baseado nos achados do exame.

Existe algum risco em se realizar a biópsia?
O procedimento de biópsia de pele é extremamente seguro, sendo as complicações raras (como pequenos sangramentos, infecção local) passíveis de pronto tratamento pelo médico.

Como é realizado o procedimento?
O procedimento de biópsia de pele pode ser realizado em ambiente ambulatorial (clínica/consultório). O procedimento é feito sob anestesia local

Quanto tempo leva o procedimento de biópsia?
O procedimento em si leva em torno de 15 minutos, desde a preparação da pele até a realização dos curativos.

Quanto tempo leva para o resultado do procedimento?
Dependendo da rotina do laboratório e da complexidade do exame, o resultado da biópsia poderá levar de 7 a 14 dias em média para ficar pronto.

O procedimento de biópsia pode deixar marca / cicatriz?
Sim. Entretanto, normalmente é muito discreta e se torna muito pouco evidente com o passar do tempo. Se o procedimento de biópsia foi indicado por médico especialista, significa que o benefício que ela poderá lhe trazer é muito maior que uma discreta marca/cicatriz.

Quais os cuidados após a biópsia?
O médico especialista que realizou o procedimento irá lhe informar sobre os cuidados de acordo com o procedimento que foi realizado. Normalmente orienta-se curativos locais com ou sem uso de cremes tópicos, após limpeza do local.