O que é a Terapia Fotodinâmica?
A Terapia Fotodinâmica (TFD) consiste na aplicação (com supervisão do médico especialista) de um agente medicamentoso fotossenssibilizante associado à exposição luminosa.
Para que é empregada?
A Terapia Fotodinâmica pode ser empregada para o tratamento das ceratoses actínicas (queratoses actínicas ou queratoses solares), que são lesões consideradas pré-cancerígenas. A importância deste tratamento reside no fato de que, sabidamente, tais lesões têm o potencial de evoluir para carcinoma espinocelular com o passar do tempo. Portanto, o tratamento de campo com TFD também é considerado uma forma de prevenção de câncer de pele.
Como é realizada a Terapia Fotodinâmica (TFD)?
A terapia fotodinâmica é realizada sob supervisão médica, com o preparo prévio da pele (aplicação de filtro específico e curetagem das lesões), e posterior exposição da área a ser tratada à luminosidade.
A Terapia Fotodinâmica (TFD) é um procedimento dolorido?
Atualmente, com o emprego de uma nova técnica (Daylight PDT) que emprega o uso da luz solar (ao invés de lâmpadas), o procedimento se tornou muito mais confortável e extremamente tolerável.
O que é esperado que ocorra na área tratada?
Na área tratada, poderá ocorrer vemelhidão, surgimento de crostas e discreto inchaço sobre as lesões, que poderão persistir por alguns dias.
As queratoses actínicas serão curadas?
Com esta modalidade de terapia de campo, grande parte das lesões serão tratadas com 1 ou 2 sessões.
Entretanto, assim como em qualquer tratamento para ceratoses actínicas, outras lesões semelhantes podem se desenvolver na pele vizinha com o tempo. Por isso, é importante que o paciente mantenha o seguimento clínico com o médico especialista e realize tratamentos de manutenção.